quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O Real é assim tão forte?

Qualidade individual que nunca mais acaba. Ronaldo, Bale, Benzema, Di Maria, principalmente estes, responsabilizados quase sós por atacarem.Mas o futebol actual não vive só disto.
Em termos de organização ofensiva, uma equipa com muito poucas ideias (retirando criatividade individual) e com pouca paciência para ter a bola, ou seja, quando não há solução, normalmente coloca a bola em profundidade e os 3 génios da frente que resolvam. Em Organização Defensiva os 3 elementos da frente, ou não participam, ou fazem-no de uma forma completamente passiva. Dá então muitas vezes espaço entre a linha defensiva e média, e também espaço interior. Tivesse hoje apanhado uma equipa com maiores recursos técnicos e gostasse de jogar o jogo por dentro e tinha-se visto aflito.
Onde este Real é muito muito forte é nas Transições Ofensivas, 3 homens individualmente muito fortes a todos os níveis + Di Maria e que frequentemente conseguem situações de igualdade numérica. Mas mesmo a inferioridade (desde que não exagerada), não é problema para o ataque madrileno.

Arrisco-me a dizer que apesar do potencial e da qualidade individual dos jogadores, que quando este Real encontrar equipas mais fortes e organizadas (Bayern, Borussia, Barcelona, Chelsea), quase de certeza que ficará pelo caminho. E digo isto por uma razão, uma equipa de futebol são 11, e não 7/8+3/4, como Ancelotti faz. O que faz com que se abram espaços, pois o "lençol é curto, se se tapa num lado, destapa-se noutro". E provavelmente muitos me chamarão de louco depois desta goleada, mas é apenas o meu ponto de vista.


Notas:
Xabi Alonso - Fundamental nos equilíbrios da equipa. Hoje não o deixaram praticamente começar a 1ª fase de construção, mas é o autêntico pêndulo da equipa
Carvajal - 1ª vez que o vi, e parece não ter andamento. Muito fraco nos ajustes posicionais, sempre mais preocupado com o Homem que com a zona, abrindo por várias vezes espaço entre ele e o central. Muito nervoso com a bola no pé.

0 comentários:

Enviar um comentário