quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Kroos vs Lahm

Toda a gente se espantou com esta imagem. Dizem que Kroos fez a sua melhor exibição ontem, pelo seu grande golo, e pelo seu nº de passes completos ter sido semelhante ao da equipa inteira do Arsenal.

(from squawka.com)
Eu pergunto: quantos desses passes foram realmente "importantes"? O gráfico indica apenas 1 (seta amarela reflecte "passes-chave"). Ou de outra forma, onde está a sua objectividade? Se olharmos com atenção para o gráfico, percebemos que apenas 5 dos seus passes entraram na área, de resto, limitou-se apenas a jogar para o lado. E este passe para o lado, tem alguma coisa a ver com a penetração característica pelo interior, quebrando as linhas média e defensiva, característica de Guardiola e deste Bayern? Não me parece. Não querendo menosprezar Kroos, como grande jogador que é, sempre ouvi dizer que quantidade não é qualidade, e neste caso aplica-se perfeitamente.

No entanto, se olharmos para Lahm, o tal Lateral-direito que se encontra "adaptado" a médio centro, vemos isto:


Excelente movimentação de Pizarro (é isto que ele oferece que Mandzukic não consegue), levando com ele Mertesacker (porquê marcação HxH???), Muller aparece no espaço. Lahm com bola e ninguém faz pressão, este tem tempo para tudo.

Guardiola disse que Lahm é o melhor jogador com quem já trabalhou, e que pode desempenhar todas as posições. (veja aqui)


Lateral Esquerdo fala sobre isto mesmo numa publicação.

0 comentários:

Enviar um comentário