domingo, 31 de maio de 2020

Também existe futebol apoiado na Segunda liga

De Renato Sousa



Depois de uma excelente época no CD Mafra na Liga Pro, Vasco Seabra volta agora aos 36 anos a abrir portas na Primeira Liga.
A equipa de Vasco tinha como o ataque posicional o momento do jogo mais forte. Na primeira fase de construção, os dois laterais dão profundidade simultaneamente e é um dos Médio Centro que baixa no corredor lateral para dar linha de passe e ligar com o setor médio em condução, quando têm espaço. Quando tem menos espaço, através de um passe vertical á procura do apoio frontal do Médio Ala do lado da bola ou do Médio Ofensivo, sempre com a intenção de atrair a pressão para o corredor da bola para conseguir explorar o corredor contrário.

Na segunda fase de criação, os dois Médios Alas mantêm-se por dentro e a largura é dada pelos Defesas Laterais. Os dois Médios Centros estão preferencialmente atrás da linha da bola para preparar uma eventual perda e também ajudar nessa circulação, que tem com objetivo atrair a equipa adversaria para os corredores laterais para atacar e criar perigo pelo corredor central. O Médio Ofensivo (Zé Tiago) também é uma peça essencial neste momento, tendo muita liberdade de movimentos procurando ser linha de passe entre-linhas. Quando a bola chega ao corredor lateral em situação de cruzamento colocam muita gente em zonas de finalização.    

De Renato Sousa



  


0 comentários:

Enviar um comentário